terça-feira, 27 de agosto de 2013

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 - Análise

Nota escolhida pelo autor da Análise: 8,5

Pontos Positivos

• Mais de 80 personagens disponíveis (incluindo diferentes versões do mesmo).
• Retorno das Boss Battles.

• Game legendado em português brasileiro.
• Enredo melhor desenvolvido e fiel ao anime/mangá em relação aos antecessores.
• Novidades na jogabilidade como a "ação do awakening";
• Belos gráficos, fiéis aos traços do anime/mangá;
• Duração da campanha, quests e side quests;
• Melhor exploração do universo da série, mais cenários e Beat 'em up.
• Excelente dublagem mantendo as vozes já conhecidas no anime (em japonês).

Pontos Negativos
• Pouca inovação;
• Total desbalanceamento dos personagens; • Legendas em português totalmente defeituosas.
• Personagens anteriormente anunciados não são jogáveis.
• Beat 'em up defeituoso em boss battles dificulta a pontuação.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 (originalmente, ナルト- 疾風伝ナルティメットストーム3) é um jogo de luta, baseado no anime/mangá de mesmo nome, produzido pela CyberConnect2 e publicado pela Namco Bandai, lançado dia 5 de Março de 2013 disponível para PS3 e Xbox360. O game conta a história da Grande Quarta Guerra Shinobi, com exploração e boss blattes assim como seu antecessor, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 2.

Naruto, aishiteruyo


No controle de Hiruzenda Sarutobi e Namikaze Minato, respectivamente Terceiro e Quarto Hokage (título de maior autoridade na Vila da Folha/Konoha), Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 tem início em uma grande batalha contra um mal que assola a Vila Oculta da Folha (Konoha): A terrível Kyuubi no Yoko (Raposa demônio de nove caudas) está a atacar a Vila a mando de um poderoso e desconhecido Homem Mascarado. Após a derrota de 

Uchiha Sasuke, personagem de 
grande destaque no enredo.
Pain por Naruto no game anterior, a Akatsuki (organização que a tempo vinha reunindo bestas com caudas chamadas Bijuus, matando seus respectivos "proprietários" chamados Jinchuurikis) parte para uma ação mais agressiva, recrutando um traidor de Konoha e amigo de infância de Naruto, Uchiha Sasuke, com a missão de capturar um dos dois Bijuus que faltam: O Hachibi (oito caudas). Ao invadir sua moradia na Vila Oculta da Nuvem, Sasuke ataca o Jinchuuriki do Hachibi chamado Killer Bee e em uma batalha sangrenta acaba por derrotar o mesmo, levando-o parte de seu chackra (energia espiritual usada para realizar os poderes chamados jutsus) para os esconderijos da Akatsuki despertando a ira de seu irmão Ay, o Raikage. Ay convoca os cinco Kages (título de maior autoridade em uma vila) para uma reunião, onde é decidido que Sasuke deve ser caçado e morto, assim como todos os membros da Akatsuki, até que Sasuke ataca o forte o qual acontecia a reunião e após ser derrotado pelos Kages, Tobi aparece para o salvar revelando ser Uchiha Madara dando duas opções as vilas: Entregar Naruto e o Bee (para que seu chackra seja extraído completamente) ou marchar em direção as fronteiras para enfrentar o exército de ninjas mortos revividos por um jutsu chamado Edo Tensei, batalha qual definiria o destino do mundo ninja. A resposta dos Kages é óbvia: A morte era preferível a trair seus amigos e habitantes de suas vilas.  Agora a Quarta Grande Guerra Ninja está para começar e não há mais tempo para brincadeiras ou missões desnecessárias. Reunir as cinco grandes nações ninjas em um único exército e marchar para o campo de batalha contra ninjas já mortos, é a justificativa da Cyber Connect 2 para fazer com que grande parte dos personagens da série entrem em um combate nas fronteiras das principais nações ninjas, nos mais variados cenários e  em diversos níveis de luta, que convenhamos, soa bem convincente para a proposta do título.

O maior elenco dos games de luta


Um dos maiores pontos positivos de Naruto Storm 3, se não ao pé da letra o maior deles, é o seu grande número de personagens selecionáveis. Aqui, temos mais de 80 personagens disponíveis (contando com versões diferentes do mesmo) e mais de 40 cenários selecionáveis, incluindo grande parte do elenco disponível em games anteriores com pequenas alterações como o balanceamento dos mesmos. 


A forma de desbloqueio dos personagens se mantém como nos jogos anteriores: Terminando o modo história fazendo com que todo personagem que apareça no enredo seja desbloqueado no Free Battle ou, para aqueles que apreciam somente o multiplayer, reunindo grandes contias de Ryo (moeda do game) para que determinado personagem fique disponível após atingir determinada contia, que a propósito não é descontada, serve apenas como um incentivo para acumular dinheiro vencendo batalhas. Ver jinchuurikis transformando-se em seus bijuus formando batalhas épicas em qualquer partida do game é sem dúvidas, um dos maiores pontos positivos do game perdendo apenas para sua modelação 3D e fidelidade a obra de Masashi Kishimoto.

Story Mode: Quests e Side quests


Se você é daqueles que adorava dar uma volta em Konoha em Naruto Storm 2 e odiou o fato das batalhas simplesmente acontecerem em Naruto Generations, Naruto Storm 3 poderá lhe agradar em mais um aspecto. A exploração agora não se limita apenas há Konoha e alguns países vizinhos como o País do Vento, mas sim a todo o mundo Shinobi. Além dos cenários e modelação dos personagens serem totalmente fiéis ao anime/mangá, cada vila possuí sua própria "cultura" e cenários de batalha.
Screen mostrando informações de uma side quest.
As quests e side quests também estendem-se a fronteiras vizinhas "obrigando" o jogador a aproveitar tudo que o game tem a oferecer. O sistema de "party" também está presente como era em Storm 3 mas agora para andar com personagens "mortos" ou revividos pelo Edo Tensei como os ex-Jinchurikis é preciso enfrentar novos desafios, ou seja, uma side quest do Story Mode. Ainda mantendo o modelo de Storm 2 ao completá-las você ganha ryo e itens que podem ser configurados antes do início de cada batalha. Outro aspecto mantido foi o "sistema de amizades" onde ao trocar cartas com os NPCs do game uma barra composta por corações mede seu nível de amizade onde ao conseguir determinada quantia o personagem passa a estar disponível para compor sua "party", equipe a qual você andará junto após terminar a quest principal.

Modos de jogo

Inseridos em Naruto Storm Generations, os modos Survival, TornamentPractice estão de volta em Naruto Storm 3. Funcionando exatamente igual aos de seu antecessor, em Survival você enfrenta diversos inimigos (um de cada vez) com a mesma barra de HP/Life, que pode ser preenchida aos poucos com o resultado final da partida classificado por S, A, B, C ou D.  Em Tournament, você entra em torneios onlines, offlines ou locais de até oito jogadores (online, offline ou local suportando até quatro controles) ou quatro jogadores (também nos três modos, mais uma vez com no máximo quatro controles). 
Free Battle mostrando os modos de jogo com exceção do Survival, modo que precisa ser desbloqueado. 
Já o modo Practice dispensa comentários. Você escolhe seus personagens (solos ou com auxiliares) e suas configurações como em qualquer outro game de luta para treinar e aperfeiçoar seus golpes e táticas de batalha. Aumentar o HP ao máximo ou deixar a barra de chackra sempre cheia entre outros, é uma das opções do pratice mode. A "Linha do tempo do mundo Shinobi" é uma bela novidade adicionada a série. Trazendo consigo acontecimentos desde as primeiras batalhas de Naruto Clássico/Ultimate Ninja Storm 1, até os eventos finais te Ultimate Ninja Storm 3, mesmo sem ter jogado os games anteriores da série você fica por dentro das principais batalhas com textos explicativos e screenshots do anime. É claro que o modo possuí limitações como um número reduzido de personagens e a ausência de boss battles dos games anteriores, contudo, não deixa de ser um excelente modo. Ah, não podemos esquecer. O VS battle é o clássico VS de qualquer game de luta podendo ser jogado online, offline ou com dois players, cada um com seu controle.

Beat 'em up 

Muito aguardado pelos fãs da série o beat 'em up presente em Storm 3 resumi-se em avançar a um adversário em campo aberto e executá-lo da maneira que quiser utilizando os mesmos combos e golpes presentes em uma luta normal.


Tais batalhas estão presentes em diversos momentos do Story Mode e dão as caras também nas boss battles. Ao vê-las no vídeo acima, você pode até achá-las divertidas mas acredite: Tal modo trás mais problemas e pontos negativos ao game do que positivos. Mais para a frente, detalharemos tais problemas.

Boss Battles

Sem dúvidas, o modo mais esperado de 
Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 foram suas boss battles que retornam a série após a ausência das mesmas em seu antecessor, Naruto Storm Generations. O modo continua divertido, criativo e empolgante: De início já começamos em uma batalha com a Kyuubi (como já citado) seguida de diversas outras contra vários personagens e nem sempre controlando Naruto. Não há nada mais prazeroso que pressionar os botões pedidos em um quick time event e ver seu personagem executar golpes gigantescos e com animações bem feitas, provando que a modelação e fidelidade dos personagens é o maior ponto positivo do game.
Naruto em boss battle contra a Kyuubi, importante personagem para o enredo do game.
Uma escolha de dificuldades também foi adicionada ao modo. Ao entrar em uma boss battle você pode escolher o caminho lendário ou heroico alterando exclusivamente a dificuldade do confronto e é claro, dando pontos extras ao modo mais difícil.  Outra novidade presente nas batalhas são as "ações secretas". Ao executar determinado golpe ou comando (que não é mostrado na tela e deve ser adivinhado pelo jogador) uma cena extra com um QTE extra aparece, revelando assim uma parte "opcional" da batalha. Por exemplo, em uma boss battle contra o Zabuza e Haku, caso o jogador use o mesmo jutsu que Zabua com o Kakashi, a clássica cena onde os dois personagens fazem selos tentando provar um ao outro quem é mais forte é mostrada, sendo mais uma vez fiel ao anime. Resumindo: Mesmo que o Story Mode fosse ruim e mal feito somente a presença das boss battles já fariam o modo inteiro valer a pena.


DLCs e Full Burst

Pela primeira vez em toda a série Ultimate Ninja Storm os DLCs estão presente. Apresentados inicialmente como skins distribuídas via bônus pré-venda, os DLCs de Storm 3 foram além de tudo isso com sua "versão completa", 
Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3: Full Burst que deverá chegar também aos PCs, sendo o primeiro game da série UNS a dar as caras para os fãs do anime/mangá que jogam com teclado e mouse.


Full Burst que estará disponível ainda este ano (mais precisamente em novembro) trará consigo todos os DLCs skins vendidos/dados como bônus pré-venda, juntamente com melhorias gráficas e um capítulo extra mostrando a batalha de Uchiha Itachi e Uchiha Sasuke contra Yakushi Kabuto em sua forma sennin. 100 missões ao Story Mode também serão adicionadas. Até agora apenas trailers (como o que pode ser visto acima) e imagens (veja-as clicando aqui) foram divulgadas.

Problemas e mecânicas defeituosas

Infelizmente, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 é um título longe de ser perfeito. Mesmo com variados modos de game, quests e side quests depois de um tempo o game cai em uma repetição onde você simplesmente avança para o inimigo e aperta o botão de ataque incansável mente até o fim da luta. O beat 'em up presente nas boss battles acabam por tirar o brilho das batalhas por serem completamente desbalanceados e defeituosos. É praticamente impossível concluir batalhas contra chefes em dificuldades avançadas por que seu personagem simplesmente não dá conta de atacar outros sete ao mesmo tempo, muito menos capaz de defender múltiplos ataques, tudo isso sem contar com a câmera que frequentemente cai ao chão ou trava em um personagem específico entrando em objetos entre outros problemas. Se já não bastasse o, digamos que "nervosismo" adquirido em boss battles por apresentarem uma mecânica falida, o desbalanceamento total dos personagens desequilibra as partidas no multiplayer e faz com que você sempre encontre aquele mesmo adversário que sempre usará aquela mesma técnica infalível. Quer um exemplo? 
O game agora apresenta uma nova mecânica chamada awakening instantâneo que permite que os personagens "despertem" ficando em sua forma mais poderosa já no início da batalha, porém, tal novidade não está disponível para todos os personagens.
Acredite, é pior do que você imagina. (Créditos pela imagem: UOL Jogos)
Ao jogar contra personagens como o próprio Naruto, o adversário simplesmente não sai do modo awakening tornando-se extremamente mais rápido e poderoso contra qualquer um outro que não possa executar tal façanha. Se a ideia da CyberConnect2 era inserir uma nova mecânica nas batalhas o balanceamento deveria ser o principal foco, onde adicionando a opção a todos os personagens, já traria um grande auxilio aos jogadores que se sentem frustrados ou injustiçados por serem forçados a jogar com determinado personagem se quiserem ter chance de vitória. Um problema exclusivo de nós, brasileiros é a pior tradução de todos os tempos contida em Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3. Acredite: jogador os arquivos de texto do game no Google Tradutor e colá-los para o disco seria uma boa ideia comparada a tradução que temos no título. Linhas quebradas, traduções mal adaptadas, erros de interpretação de texto, erros de português, palavras não traduzidas e abreviações informais como "vc" são constantes no game. Há determinado momento que você lê e re-lê uma frase e simplesmente não entende nada, já que a mesma foi traduzida de qualquer jeito, talvez até por um estudante do ensino fundamental aprendendo um novo idioma. Para encerrar a grande lista de problemas do game temos diversos personagens confirmados anteriormente que não são jogáveis. Se você esperava vencer seus amigos usando os Edo Kages, os 7 Espadachins da Névoa ou até mesmo os irmãos de Ouro e Prata, Kinkaku e Ginkaku esqueça. Tais personagens estão sim no game, exclusivamente no Story Mode e como adversários não jogáveis, diferente do anunciado pela CC2 antes do lançamento do título.


Conclusão

Apesar de pecar em alguns aspectos, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 3 é um título obrigatório para os fãs do anime/mangá Naruto, tendo um gigantesco número de personagens e cenários, diversos modos de game, quests e side quest, um enredo que pela primeira vez segue o mangá, tudo isso sem contar com o excelente multiplayer onde online ou offline, a diversão estará garantida. Se você é fã da série ou tem curiosidade em entender o sucesso por trás dos jogos de Naruto compre Storm 3. Você não irá se arrepender.

Análise feita por Jhonn Willian.

O game foi jogado na versão Xbox360.